VeterináriaMeio ambiente na veterinária
- (UFPR 2019)
Toda e qualquer carcaça, esteja ela contaminada por agentes patogênicos ou não, é considerada resíduo sólido, classificado como Grupo A, de acordo com a legislação em vigor em nosso país, expressa através da Resolução nº 5, de agosto de 1993, do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Considerando os aspectos operacionais e legais que regem o descarte de resíduos de biotérios, é correto afirmar:
A) Não se enquadram nesse grupo: materiais como sangue e hemoderivados; excreções, secreções e líquidos orgânicos; meios de cultura; tecidos, órgãos, fetos e peças anatômicas; e filtros de gases aspirados de área contaminada.
B) Após tratamento, os resíduos sólidos pertencentes ao grupo “A” serão considerados “resíduos comuns” (grupo “D”), para fins de disposição final.
C) O aterramento é o melhor destino para as carcaças, por ser eficiente, seguro e, dependendo do seu modelo, podendo servir de adubamento.
D) Quando a carcaça está, sabidamente, contaminada por agentes patogênicos, o resfriamento em geladeira por 30 dias é obrigatório antes do seu transporte do laboratório para o local de descarte.
E) Depois de acondicionadas em sacos plásticos, as carcaças devem ser mantidas em câmaras frias, por no máximo três semanas, antes de serem levadas ao seu destino final.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14
Vamos para o Anterior: Exercício 12
Tente Este: Exercício 1
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Veterinária