VeterináriaBiotério e animais de laboratório
- (UFPR 2019)
O controle de qualidade de animais de laboratório é regulado por diretrizes e procedimentos técnicos com o objetivo de produzir e de manter animais com qualidade comprovada para o uso em pesquisa científica. O veterinário é um dos profissionais responsáveis pela implantação e/ou acompanhamento de metodologias que compõem o controle de qualidade do criatório animal. Diante o exposto, assinale a alternativa correta.
A) O veterinário deve estar atento à classificação dos agentes patogênicos infecciosos primários, infecciosos oportunistas e infecciosos mistos a serem pesquisados no programa sanitário, visto que esse fator poderá indicar a probabilidade da infecção ou a prevalência do agente infeccioso na colônia.
B) A frequência de amostragem dos animais para análise sanitária é fixa e independe de fatores tais como importância do agente e tipo de instalação e equipamentos onde os animais são mantidos.
C) O uso de animais-sentinela, em contato com a colônia a ser monitorada, é um método eficaz para compor o programa de controle da qualidade sanitária, sendo que, para isso, os animais-sentinela devem ser previamente testados, a fim de assegurar que não possuem os agentes infecciosos que se procura detectar na colônia investigada.
D) O monitoramento genético e sanitário faz parte do controle da qualidade de animais de laboratório, embora o controle físico-químico do ambiente seja opcional para a manutenção de animais SPF ( Specific pathogen free ).
E) O controle de vetores é de grande importância para as áreas do criatório animal, e, para assegurar sua eficácia, as salas de animais devem ser incluídas no controle de pragas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 45
Vamos para o Anterior: Exercício 43
Tente Este: Exercício 27
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Veterinária