Procura

VeterináriaMeio ambiente na veterinária


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (UFPR 2019)

Os resíduos resultantes da rotina operacional em biotérios que exigem tratamento específico antes do descarte são oriundos, principalmente, dos animais. Há várias opções efetivas para descarte de resíduos, entre elas o contrato com empresas especializadas que atendem às recomendações de segurança e trabalham de acordo com a legislação vigente. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.



A) No caso de descarte de material biológico, o armazenamento a frio em refrigerador, congelador ou câmara fria é essencial, sendo que a área de armazenamento deve ser mantida acima de 7 ºC, para reduzir a autólise.


B) Carcaças de animais e resíduos com risco biológico, como o material utilizado para a forração das gaiolas e a ração, devem ser descontaminados, preferencialmente por autoclavação, antes de serem descartados ou retirados do biotério.


C) As carcaças de animais, sem tratamento prévio, podem ser encaminhadas para aterro sanitário ou locais devidamente licenciados, para disposição final, ou sepultamento em cemitério de animais.


D) Quando o destino final das carcaças for aterro sanitário licenciado, elas devem ser acondicionadas em sacos brancos leitosos, que devem ser substituídos pelo menos uma vez a cada 3 dias e identificados com a inscrição “Peças Anatômicas de Animais”.


E) O tratamento por incineração dos materiais sólidos combustíveis, como a forração das gaiolas, não é permitido mesmo que o material contenha baixa radioatividade.



VOLTAR ao índice: Veterinária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=8.60ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.47ms))((ts_substr_c=0.41ms))((ts_substr_im=0.87ms))
((total= 10ms))