Procura

VeterináriaBiotério e animais de laboratório


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (FCPC 2019)

Os animais de laboratório representam um risco para quem os maneja, pois mesmo quando não infectados, podem estar carreando agentes patogênicos, inclusive zoonóticos. A atenção às regras e procedimentos de biossegurança, em biotérios, evita riscos de acidentes e infecções. Sobre esses procedimentos, marque o item correto.


A) Roupas de laboratório usadas em áreas de risco devem ser higienizadas com água e sabão logo após o uso.

B) Quando o trabalho envolve a manipulação de ‘camas’ contaminadas, o uso de aparelhagem portátil para a sua eliminação, equipada com fluxo de ar positivo, reduz a exposição dos técnicos durante a troca das gaiolas.

C) Se agentes altamente infecciosos ou nocivos são usados, o animal deve ser isolado em unidade de fluxo laminar ou mesmo em isoladores, nos quais o ar que entra e sai é convenientemente filtrado, por meio de filtros absolutos (filtro HEPA).

D) As infecções transmitidas naturalmente entre animais vertebrados e o homem são denominadas zoonoses. Os animais devem ser considerados como transmissores potenciais apenas quando apresentarem sinais aparentes de doença.

E) As salas destinadas à criação, produção, manutenção e experimentação de animais normalmente possuem o ar contaminado com altos teores de amônia. Assim, é recomendado que portas e janelas das salas, de animais padrão SPF, sejam periodicamente abertas a fim de reduzir os teores de amônia no ar.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 6

VOLTAR ao índice: Veterinária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=9.31ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.46ms))((ts_substr_c=0.58ms))((ts_substr_im=0.80ms))
((total= 11ms))