Procura

VeterináriaPatologias em defesa sanitária


EXERCÍCIOS - Exercício 14

  • (COTEC 2019)

Sobre a febre aftosa, podemos afirmar:


A) No homem, é uma enfermidade benigna com período de incubação de 2 a 4 dias, podendo se estender até 8 dias. O curso da enfermidade assemelha-se ao dos bovinos. A enfermidade jamais foi comprovada em pessoas com estreito contato com animais infectados ou vírus em laboratório.

B) Os programas de vacinação dos animais têm reduzido o número de aftas, e as taxas de ataque e a severidade da enfermidade nos animais que se infectam permanecem intactas. Ela ocorre em animais biungulados, bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Ressalta-se que os carnívoros não são resistentes.

C) O modo de transmissão é múltiplo e efetua-se apenas por vias diretas. Pelo contato direto, que desempenha um papel importante em áreas endêmicas; a infecção pode ser transmitida através de aerossóis, água potável e pastagens contaminadas. Distintos veículos inanimados e vetores mecânicos podem levar a infecção de um lado a outro e a grandes distâncias.

D) A febre aftosa é uma zoonose de baixa incidência em humanos. A infecção em humanos pode gerar enfermidade clinicamente aparente ou assintomática e postula-se que, para produzir uma infecção, tem de haver uma exposição massiva ao vírus ou causas predisponentes que alterem a suscetibilidade do sujeito.

E) A prevenção da enfermidade nos homens consiste unicamente no seu controle nos animais domésticos. Para a prevenção individual, recomenda-se que as pessoas em contato direto com animais enfermos e com materiais contamidados de laboratórios apenas fiquem atentas. Deve-se, também, pasteurizar ou ferver o leite.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 15

Vamos para o Anterior: Exercício 13

Tente Este: Exercício 63

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Veterinária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+