Procura

VeterináriaEpidemiologia veterinária


EXERCÍCIOS - Exercício 9

  • (COTEC 2019)

Podem-se identificar algumas formas de se abordar a condição de doença e tratamentos. Indique a que menosse aproxima daquela em que a epidemiologia se enquadra, em aspecto mais abrangente e correto.


A) A condição de doença amparada no conceito clínico e anatomopatológico reconhece a doença enquanto alteração morfofuncional do corpo. Biologicamente tratado, esse corpo perde outras características que possui, tais como suas especificações sociais ou culturais, enquanto corpo de pessoa que dele se utiliza, segundo demandas da vida social. Essa conceituação de doença localiza a condição vital de que trata, isto é, as alterações anatômicas e fisiológicas do "corpo patológico", no âmbito restritivo de corpos individuais.

B) A condição de doença amparada na epidemiologia reconhece a doença enquanto evento coletivo, característico da vida em sociedade e de seus diferentes grupamentos num dado momento histórico. Em uma espécie de complementação ao olhar clínico, a epidemiologia, reiterando a abordagem biológica, ultrapassa-a na direção da doença enquanto fenômeno coletivo e, então, apropria-se das questões referentes às causas que a determinam, mesmo que a doença se manifeste individualmente.

C) A epidemiologia busca responder a questões que a própria clínica suscita para um espaço de ocorrência da doença que ela, clínica, não toma como seu objeto de intervenção imediata: o espaço da sociedade, a doença coletivamente considerada. Essa repartição de tarefas, no plano social mais global, foi produto de uma primeira divisão de trabalho, no interior da assistência, uma vez que, na época do surgimento da medicina moderna, atribuições tão dissociadas, entre ações de saúde pública e assistência médica individual, não ocorriam.

D) A saúde ou a doença se pensadas na perspectiva que conecta o fenômeno individual, que a biologia conhece, com o fenômeno coletivo, de que trata a epidemiologia, pode-se dizer que cada indivíduo, mesmo enquanto uma situação singular, é representante do coletivo, tendo necessidades características à sua condição de vida social, muito embora elas sejam, ao mesmo tempo, necessidades traduzidas em termos da realização pessoal e humana desses indivíduos: uma situação sempre particular.

E) A saúde/doença de uma população está intimamente relacionada ao modo de produção da sociedade, porque a ele se vincula o "modo de andar a vida". Nessa perspectiva, o modo de produção da sociedade é a organização dos trabalhos que produzem os bens e os serviços necessários à qualidade de vida em questão. Essa organização não apenas define os trabalhos e as suas articulações técnicas, mas também produz e reproduz relações sociais e interpessoais, sobre as quais uma matriz de situações materiais e humanas expressam diferentes condições de vida e trabalho, de saúde, adoecimento e morte.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 10

Vamos para o Anterior: Exercício 8

Tente Este: Exercício 68

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Veterinária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.06ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.71ms))((ts_substr_c=0.53ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 5ms))