Análise de balançosEbitda (earning before interests taxes depreciation and amortization)
- (FCC 2019)
Suponha que, atuando como Analista junto à Agência de Fomento do Amapá, tenha-lhe sido conferida a incumbência de avaliar a saúde financeira de determinada empresa com vistas ao enquadramento nos critérios estabelecidos para acesso a determinada linha de crédito em condições diferenciadas. Um dos principais requisitos fixados para o referido enquadramento é a existência de um fluxo de caixa futuro compatível com a cobertura das parcelas do financiamento. Em tal análise, a avaliação do indicador conhecido como Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization(EBITDA) ou Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (LAJIDA)
A) revela o grau de risco e exposição da empresa a passivos contingentes não cobertos por provisões e, portanto, é um indicador apenas indireto para avaliar a capacidade de pagamento da empresa.
B) é irrelevante, pois está ligada apenas à situação patrimonial da empresa, identificada a partir dos efeitos de seus ativos imobilizados no patrimônio líquido indicado em seu balanço.
C) não é determinante para identificar a saúde financeira da empresa, eis que direcionada exclusivamente para a verificação da capacidade de pagamento de tributos e outras obrigações legais.
D) afigura-se relevante, pois revela a capacidade de geração de caixa da empresa a partir de suas atividades operacionais, expurgando determinados efeitos financeiros que impactam o resultado contábil apurado nas demonstrações financeiras.
E) corresponde à denominada liquidez seca que, em contraposição à liquidez corrente, considera apenas os comprometimentos financeiros de curto prazo (passivo circulante) e não os de longo prazo (passivo não circulante), sendo relevante apenas se a linha de crédito for voltada a capital de giro.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 19
Vamos para o Anterior: Exercício 17
Tente Este: Exercício 13
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Análise de balanços