Administração geralClima e cultura organizacional na administração geral
- (IF-ES 2019)
“A cultura organizacional é um fator importante a ser considerado pelos gestores, tanto nas organizações privadas, quanto nas públicas. Uma cultura forte proporciona estabilidade para uma organização. Mas, para algumas delas, também pode ser uma importante barreira à mudança (...). A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das demais. Existem características básicas que capturam a essência de uma organização”. Acerca do tema: Cultura Organizacional, apresentado por Robbins, Judge e Sobral (2011), assinale a alternativa que indica a afirmativa INCORRETA:
A) A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas. Trata-se de um conceito descritivo. Isso é importante porque diferencia esse conceito daquele de satisfação com o trabalho.
B) A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que diferencia das demais. Existem sete características básicas que capturam a essência da cultura de uma organização: inovação, atenção aos detalhes, orientação para os resultados, foco na pessoa, foco na equipe, agressividade e estabilidade.
C) A cultura organizacional representa uma percepção comum mantida pelos membros da organização. Deve-se esperar, portanto, que indivíduos com diferentes históricos e em níveis diversos dentro da organização descrevam a cultura organizacional em termos semelhantes.
D) É possível diferenciar as culturas fortes das fracas. Se a maioria dos funcionários (que respondem a pesquisas feitas pela gerência) tem as mesmas opiniões sobre a missão e os valores da organização, a cultura é forte. Se as opiniões variam bastante, então ela é fraca.
E) A cultura dominante expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização. Quando se fala na cultura de uma organização, refere-se a sua cultura dominante, que lhe confere uma personalidade semelhante.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4
Vamos para o Anterior: Exercício 2
Tente Este: Exercício 31
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral