Engenharia mecânicaFundamentos e análise da cinemática de escoamentos
- (IBADE 2019)
"A cavitação é um dos aspectos mais importantes na análise de bombas, tanto para a execução de projetos e seleção de equipamento, quanto para a solução de diversos problemas operacionais decorridos do referido fenômeno" Bombas Industriais - Mattos e de Falco, 1998
Sobre o tema em questão, pode-se afirmar corretamente que:
A) a cavitação pode ser resumidamente descrita como a formação de bolhas de vapor na região de alta pressão de bombas centrífugas, no bocal de sucção, seguido do colapso dessas bolhas no rotor, onde a pressão é mais baixa.
B) a presença de bolhas de vapor no escoamento líquido provoca restrições ao escoamento, caracterizando elevada perda de carga, sensível diminuição da vazão e pulsações de pressão indesejáveis.
C) após operar por longos períodos em cavitação, nas regiões adjacentes à zona de colapso das bolhas, o material constituinte da bomba não sofre grandes danos, apesar das repetidas ações mecânicas e do aumento de temperatura na região.
D) a instabilidade gerada a partir do colapso das bolhas não possui conexão com as rupturas na tubulação e suas junções, sendo o fenômeno de degradação do material por vibração independente do fenômeno de cavitação.
E) se as operações industriais fossem realizadas com fluidos puros e homogêneos, resistentes a pressões negativas e a tensões superficiais elevadas, o fenômeno da cavitação ainda assim seria de grande relevância para a indústria.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 91
Vamos para o Anterior: Exercício 89
Tente Este: Exercício 54
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia mecânica