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MatemáticaProblemas (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 151

  • (VUNESP 2019)

A professora Elza de Matemática propôs, aos seus alunos, o problema a seguir e disse quem acertasse, ela atribuiria um ponto positivo.

Rita sempre compra maçãs e laranjas em uma quitanda para fazer doces. A tabela a seguir contém a quantidade de maçãs e a de laranjas compradas por ela, em dois dias da semana e os valores pagos.

Dia da compra    maçã     laranja    Valor pago (R$)

Segunda-feira    3 kg         4 kg            34,00

Sexta-feira         1 kg         4 kg             22,00

Sabendo que nesses dois dias não houve aumento de preço de nenhuma das frutas, qual foi o valor cobrado por um kg de maçã?

A maioria dos alunos resolveu corretamente o problema por meio de sistema de equações, tendo em vista que ela havia ensinado esse assunto nas últimas aulas. Entretanto, um de seus alunos encontrou a resposta correta, apresentando os seguintes cálculos:

34,00 – 22,00 = 12,00

3 kg – 1 kg = 2 kg

12,00 ÷ 2 = 6,00

Em relação a essa resolução, a professora Elza




A) deveria atribuir ponto positivo ao aluno, pois os procedimentos utilizados estão corretos e têm relação com a resolução de sistema de equações do 1º grau.

B) deveria atribuir ponto positivo ao aluno apenas como maneira de estimulá-lo, pois o modo de resolver não é correto do ponto de vista matemático.

C) não deveria atribuir ponto positivo ao aluno, apesar da resposta correta, pois seu modo de resolução não funciona para outros valores.

D) não deveria atribuir ponto positivo ao aluno, pois problemas desse tipo devem ser resolvidos necessariamente por meio de sistema de equações.

E) não deveria atribuir ponto positivo ao aluno, apesar da resposta correta, pois ele demonstrou não saber resolver sistema de equações do 1º grau.


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