Comunicação socialNota e notícia
- (FCC 2019)
O texto jornalístico segue normas universais. Em qualquer veículo impresso ou eletrônico o redator deve ser claro, conciso, direto, preciso, simples e objetivo. O que diferencia o texto do rádio em relação aos veículos da imprensa escrita é a instantaneidade. O ouvinte só tem uma chance para entender o que está sendo dito. Lembre-se de que a mensagem no rádio se “dissolve” no momento em que é levada ao ar.
(BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo; Manual de radiojornalismo: produção, ética e internet. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003)
A conquista do ouvinte se dá através de um texto elaborado com coloquialidade. Para isso, deve-se seguir algumas recomendações, sendo uma EXCEÇÃO
A) o cuidado com encontros silábicos que criam cacófatos.
B) a criação de uma sequência lógica com sujeito, verbo e predicado.
C) a atenção especial na pontuação do texto.
D) evitar os gerúndios, pois deixam as frases longas enfraquecendo o texto.
E) a dispensa de se iniciar o texto radiofônico pelo lead .
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