ArquiteturaPatologias das edificações
- (CEPS-UFPA 2019)
Uma edificação apresenta umidade a partir da base das suas paredes internas e externas, sendo que internamente a altura da mancha de umidade é ainda maior, ultrapassando a altura de 1,5m. Para a coleta de amostras, foi determinado um reticulado na parede em três alturas equidistantes e três verticais, também equidistantes, passando por esses horizontes. Considerou-se que a equidistância seria de 50 em 50 cm. O ponto de coleta ocorreu na interseção do encontro dos horizontes com as verticais, sendo assim coletadas nove amostras. Os teores mais elevados de umidade estão na parte inferior da mancha na parede e os mais baixos na parte superior da mancha. Assinale o tipo de umidade que a parede apresenta com a recomendação adequada para a continuação da investigação acerca da origem do problema,
A) Umidade de precipitação. A investigação da origem deve considerar se o problema é ocasionado por falhas na cobertura ou se por defeitos nas esquadrias que não estão impedindo a entrada da água da chuva na edificação.
B) Umidade descendente. A investigação deve considerar se o problema é ocasionado pela presença de água superficial no terreno acumulada em função do caimento do piso, uma vez que a altura da mancha de umidade é menor na parede externa.
C) Umidade ascendente. A investigação deve considerar se o problema é ocasionado pela presença de água superficial no terreno, ou por água do lençol freático, pois a mancha de umidade é menor nas paredes externas e maior na interna.
D) Umidade por causas fortuitas. A investigação deve identificar a presença de tubulações embutidas nas paredes externas, assim como a capacidade de vedação das esquadrias.
E) Umidade de condensação. A investigação deve fazer a medição da umidade do ar em cada ambiente na edificação para poder indicar a solução mais adequada.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 7
Vamos para o Anterior: Exercício 5
Tente Este: Exercício 5
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Arquitetura