Procura

PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 51

  • (VUNESP 2018)

Mesmo que o.k. seja o americanismo mais difundido no mundo, sua origem é confusa.

Uma das versões afirma que, durante a Guerra da Secessão americana, que terminou em 1865, quando voltavam para o quartel sem sofrer nenhuma baixa, os soldados anotavam num quadro de avisos ou pintavam nas paredes “0k”, zero killed, ou seja , “zero morto”. Com o tempo , isso passou a significar “tudo bem”.

Seja como for , o responsável pela popularização de o.k. foi o presidente americano Martin Van Buren, que tentava se reeleger em 1840. Apelidado de Old Kinderhook (Velho Kinderhook) porque era nativo desta cidade, usou as iniciais OK como slogan – e aproveitou o trocadilho com o sentido de “all correct”, isto é, tudo bem. Apesar disso , não foi reeleito.

(Bruno Borges. Aventuras na História, junho, 2005. Adaptado)


De acordo com o texto,


A) Martin Van Buren popularizou as iniciais OK durante sua primeira campanha para se tornar presidente, em 1840.

B) as anotações em quadros de avisos e em paredes comprovaram historicamente que houve poucas baixas durante a Guerra da Secessão.

C) Van Buren associou seu apelido de Old Kinderhook à expressão OK e utilizou o sentido positivo dessa expressão em sua campanha eleitoral.

D) A criação do americanismo o.k. ainda continua obscura, apesar dos vários estudos acadêmicos feitos para descobrir sua origem.

E) A expressão o.k., graças à criatividade dos soldados que retornavam da guerra, passou a significar “missão cumprida”.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 52

Vamos para o Anterior: Exercício 50

Tente Este: Exercício 114

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=7.79ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.61ms))((ts_substr_c=1.94ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 11ms))