Procura

Medicina legalTraumatologia forense


EXERCÍCIOS - Exercício 41

  • (IADES 2019)

A identificação mediata das armas de fogo é aquela que se realiza por meio do estudo comparativo dos vestígios materiais deixados por essas armas nos elementos da sua munição. Os elementos de munição nos quais uma arma de fogo pode deixar vestígios capazes de identificá-la são, normalmente, os projéteis, os estojos e as cápsulas de espoletamento. Essa identificação é limitada, nas suas possibilidades técnicas, pela natureza e pelas condições do material oferecido para exame.

RABELO, Eraldo. Balística Forense . 3. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1995, com adaptações.

Considerando os pressupostos básicos para a realização do confronto balístico, assinale a alternativa correta.




A) Os padrões coletados de uma arma examinada devem ser enquadrados nos seguintes requisitos para que os peritos consigam identificar as armas de fogo: autenticidade, adequabilidade, contemporaneidade, unicidade, identidade e quantidade.

B) Para melhor se obterem os padrões, é preciso que haja a reprodução das condições do fato que originou o projétil ou estojo objeto do exame.

C) A autenticidade dos padrões atribuídos a uma arma suspeita não guarda relação com a ideia de cadeia de custódia.

D) As deformações acidentais presentes nos projéteis incriminados são úteis para a identificação da arma suspeita por meio da realização de confronto balístico.

E) O resultado de confronto balístico específico é aquele que identifica categoricamente a arma que expeliu o projétil questionado.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 42

Vamos para o Anterior: Exercício 40

Tente Este: Exercício 30

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Medicina legal






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+