PedagogiaTeorias e práticas da língua portuguesa matemática ciências história e geografia
- (CESPE 2018)
Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral
para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o
processo de independência brasileira remonta à transferência da
corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura
dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos
que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a
redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a
estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e
conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período
regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da
falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte
do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao
interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e
social do período colonial.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente, com base na condição do professor de história da estudante.
Para fundamentar sua explicação, a estudante deveria ter
mencionado a Revolução Liberal do Porto em Portugal, que
assumiu como fundamento o rompimento do pacto colonial e
fez de Dom Pedro I o protagonista da independência.
C) Certo
E) Errado
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