PedagogiaDireitos humanos
- (FUMARC 2018)
“As profundas contradições que marcam a sociedade brasileira indicam a existência de graves violações destes direitos [Direitos Humanos] em consequência da exclusão social, econômica, política e cultural que promove a pobreza, as desigualdades, as discriminações, os autoritarismos, enfim, as múltiplas formas de violência contra a pessoa humana. Essas contradições também se fazem presentes no ambiente educacional (escolas, instituições de educação superior e outros espaços educativos). Cabe aos sistemas de ensino, gestores/as, professores/as e demais profissionais da educação, em todos os níveis e modalidades, envidar esforços para reverter essa situação construída historicamente. Em suma, essas contradições precisam ser reconhecidas, exigindo o compromisso dos vários agentes públicos e da sociedade com a realização dos Direitos Humanos.” (PARECER CNE/CP, n. 8/2012)
A Educação em Direitos Humanos vem sendo entendida como uma mediação necessária de acesso ao legado histórico dos Direitos Humanos, bem como um alicerce para a mudança social. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:
A) A cultura afro-brasileira deve ser desenvolvida em ambientes escolares localizados em comunidades quilombolas, demandando uma formação específica dos docentes como forma de atender à especificidade étnico-racial dos/as estudantes.
B) A eliminação de todo conceito estereotipado dos papéis masculino e feminino em todos os níveis e em todas as formas de ensino, conforme previsto na Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, é fundamental para reduzir a situação de desigualdade e discriminação sofrida pelas mulheres no Brasil.
C) É possível trabalhar a temática dos Direitos Humanos em todas as áreas do conhecimento, inclusive nas ciências exatas. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que os Direitos Humanos serão incluídos como temas transversais nos currículos escolares.
D) Educar para os Direitos Humanos significa compreender a diversidade do ser humano, em seus vários aspectos: cultural, religioso, sexual, étnico-racial, dentre outros. Educar para a diversidade é educar para a cultura da paz.
E) Somente sujeitos conscientes de sua realidade são capazes de transformá-la.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 16
Vamos para o Anterior: Exercício 14
Tente Este: Exercício 6
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia