PsicologiaPortadores de necessidades especiais
- (IF-SP 2018)
De acordo com Kadlec e Glat (1989), citado por RANGÉ (2011), destacam-se diversos modelos de intervenção junto a pessoas com deficiência, os quais variam do enfoque clínico (centrado no sujeito) ao enfoque educacional (centrado no ambiente). São eles: 1. Modelo Centrado na Criança 2. Modelo Psicodinâmico 3. Modelo Compensatório 4. Modelo Comportamental 5. Modelo de interação 6. Modelo ecológico
I. Preocupação com as causas, focaliza a influência do ambiente sobre o sujeito e a deficiência, acreditando ser possível analisar e intervir no problema a partir de um trabalho de modificação do meio e treinamento de habilidades básicas. Visa compensar os déficits acarretados pela deficiência e, assim, adaptar o sujeito para que conviva melhor em seu meio. II. Tem como pressuposto básico a localização da deficiência na criança, devendo-se investigar as causas, sempre de origem orgânica, do problema e as possibilidades de remediação. III. Tem como preocupação as causas da deficiência. Considera-se que a deficiência pode ser causada por experiências inadequadas do sujeito com a família, a escola e o grupo social em que está inserida. IV. Não há preocupação com a busca pelas causas da deficiência; mas a busca pela otimização do desempenho atual do sujeito, trabalhando diretamente sobre o seu comportamento. Está mais direcionado ao enfoque educacional, dada sua relação direta com a aprendizagem, uma vez que, tem como objetivo intervir, por meio da modificação do comportamento, de forma a eliminar os comportamentos inadequados e ensinar comportamentos mais adaptativos e funcionais. V. Tem como principal enfoque a análise do sujeito em interação com seu ambiente. A ênfase recai sobre a escola e o professor, cujas habilidade e competência julgarão quais crianças tem problemas. VI. Considera amplo o universo do sujeito excepcional e analisa todas as dimensões em que ele se insere, as quais influenciarão seu desempenho, tais como a família, a escola/professor, comunidade, serviços de atendimento, todos os grupos sociais em que vive.
Relacione o modelo com sua descrição e indique a alternativa correta.
A) 1- II; 2-III; 3- I; 4- IV; 5- V; 6-VI.
B) 1- II; 2- I; 3- III; 4- IV; 5- VI; 6-V.
C) 1- V; 2- III; 3- I; 4- II; 5- VI; 6-IV
D) 1- V; 2- I; 3-III; 4-IV; 5- II; 6-VI
VOLTAR ao índice: Psicologia