PsicologiaTeoria familiar sistêmica
- (FCC 2018)
Na teoria sistêmica Roland (2016), ao abordar os desafios enfrentados pelas famílias nas situações que envolvem doenças graves e incapacidades, enfatiza que
A) o profissional da Psicologia deve agir no sentido de propor soluções e atitudes que sejam validadas cientificamente, sendo que as vivências anteriores da família não devem ser objeto de alteração nesse momento.
B) a relação terapêutica entre paciente, familiares e equipe de saúde estará relacionada a um sistema de crenças fundamentais com algum grau de compartilhamento.
C) quando a doença coincide com um período de transição no ciclo vital individual ou familiar se torna mais fácil lidar com a situação, pois a família está mais apta a lidar com as mudanças.
D) na fase terminal da doença os sintomas depressivos precisam ser medicados com rapidez, sendo a primeira atitude a ser tomada para que a família não se desestruture e entre em conflito com a equipe de saúde.
E) ao lidar com as doenças graves as famílias sempre se tornam mais rígidas e acabam tendo mais dificuldade de encontrar suporte emocional e logístico na família estendida e amigos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 31
Vamos para o Anterior: Exercício 29
Tente Este: Exercício 32
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia