Procura

FarmáciaFarmacotécnica


EXERCÍCIOS - Exercício 271

  • (COPEVE-UFAL 2018)

Os comprimidos possuem inúmeras vantagens, tais como boa estabilidade, simplicidade no manuseio, precisão na dosagem, facilidade de administração, entre outros. Tais vantagens explicam o fato de ser essa a forma farmacêutica mais consumida no mundo. Além dos comprimidos de liberação convencional, existem aqueles de liberação modificada. Considerando os sistemas de liberação modificada de fármacos, qual a alternativa correta?


A) Quando veiculado em um comprimido de liberação prolongada, o perfil de segurança do antipsicótico quetiapina tende a diminuir, embora sua eficácia aumente.

B) Um comprimido de liberação prolongada – muitas vezes rotulado com a abreviatura XR – tem como objetivo liberar o fármaco de modo que seja absorvido completamente e com rapidez pelo organismo, mas com grande tempo de meia-vida.

C) A indapamida é um diurético veiculado na forma de comprimido de liberação sustentada, um tipo de comprimido muitas vezes rotulado com a abreviatura SR, mantendo, assim, uma concentração plasmática constante por um período de várias horas.

D) Em um comprimido de liberação retardada, o nifedipino é apenas liberado para absorção após um período de latência, o que faz com que a concentração plasmática máxima seja atingida em tempo menor do que aquele a partir de um comprimido convencional.

E) Quando veiculado em um comprimido de liberação prolongada, o perfil de segurança do antipsicótico quetiapina tende a aumentar, uma vez que o fármaco nesse sistema de liberação apresentará um pico de concentração plasmática superior àquele do comprimido convencional.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 272

Vamos para o Anterior: Exercício 270

Tente Este: Exercício 250

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Farmácia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.77ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.69ms))((ts_substr_c=1.77ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 7ms))