Procura

Ética na administração públicaIntrodução ética e moral e orientações gerais


EXERCÍCIOS - Exercício 325

  • (Quadrix 2018)

Ministro do Japão diz que idosos devem

se apressar para morrer

De acordo com a AFP, o ministro de finanças do Japão, Taro Aso, disse, no dia 21/2/2018, que os idosos deveriam “se apressar e morrer” ao invés de custar dinheiro ao governo em cuidados médicos até o “fim da vida”.

Aso, que também é vice-primeiro-ministro do país, teria feito a declaração durante uma reunião do Conselho Nacional de Reformas da Segurança Social. “Deus nos livre de sermos forçados a viver quando queremos morrer. Você não pode dormir bem quando você pensa que é tudo pago pelo governo.”, completou. “Isso não vai ser resolvido, a menos que você permita que eles se apressem e morram.”, disse ele.

“Eu não preciso desse tipo de atendimento. Vou morrer rapidamente.”, argumentou Aso, acrescentando que havia deixado instruções para que sua vida não seja prolongada artificialmente. Durante a reunião, ele chamou de “povo tubo” os pacientes que não conseguem se alimentar.

Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).


Tendo como base o texto acima, julgue o item seguinte no que se refere à ética e moral.

A proteção do orçamento público é um princípio ético que não pode ser confrontado ou ponderado pelo princípio da virtude da defesa da vida.




C) Certo

E) Errado


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 326

Vamos para o Anterior: Exercício 324

Tente Este: Exercício 348

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Ética na administração pública






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.97ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=0.74ms))((ts_substr_im=0.87ms))
((total= 5ms))