PortuguêsFlexão de voz (ativa passiva reflexiva)
- (FCC 2018)
Parcerias
Tom Jobim e Vinicius de Moraes constituíram, sem dúvida, uma das grandes parcerias da nossa música. Na verdade, a parceria ia além da arte do compositor e do poeta que se juntaram nas mesmas canções: era a parceria de amorosa amizade, de inabalável companheirismo. A música é uma linguagem sem palavras, e as palavras têm em si mesmas uma música própria. Mas sempre há a possibilidade de que a música fale com as palavras que a cantam, e de que as palavras cantem o que a música diz - é o que ocorre numa canção. No caso de Tom e Vinicius, a excelência da composição musical uniu-se à excelência do texto poético - e deu nas maravilhas que conhecemos.
Penso em que outras atividades pode haver parcerias igualmente felizes. Penso em Lucio Costa e Niemeyer, engenharia e arquitetura construindo uma cidade pelas mãos fortes de uma multidão de parceiros operários entregues à tarefa comum de plantar edifícios no campo aberto. Penso, sim, na parceria artilheira de Pelé e Coutinho no mítico Santos dos anos 50 e 60. Penso nos parceiros de mutirão, que se unem para plantar, colher, ou levantar as paredes e cobrir o telhado de uma nova casa. Penso na parceria de um professor e de um aluno, quando os une o mesmo interesse por uma investigação em comum.
As boas parcerias não nascem da insuficiência pessoal de cada um dos parceiros; nascem como uma aspiração deles a que a junção de talentos multiplique o sucesso dos resultados. Em vez de competição, associação de esforços; em vez de rivalidade, encontro de competências. Seja em que campo se der, a boa parceria é a que se faz para servir melhor a mais alguém. É esse, me parece, o sentido que deve ganhar o movimento que acaba por unir os melhores parceiros.
(Valdemar Gasparetto, inédito )
Há uma ocorrência de voz passiva, bem como adequada articulação entre todas as formas verbais, na seguinte frase:
A) As boas parcerias dar-se-ão sempre quando viesse a ocorrer, além de uma afinidade pessoal entre os parceiros, uma associação de talentos e competências.
B) Ao se encontrarem pela primeira vez, Tom Jobim e Vinicius de Moraes talvez não suspeitassem do significado que alcançará sua parceria como artistas.
C) É preciso que nos lembremos das parcerias coletivas, como a dos mutirões, em que todos obteriam a recompensa do esforço que despendam em conjunto.
D) Os amantes do futebol, sobretudo os mais velhos, talvez nunca viessem a se esquecer daquela dupla de artilheiros que notabilizassem o Santos de décadas atrás.
E) Edificou-se toda uma cidade sob a orientação de Lúcio Costa e Niemeyer, de cujo trabalho em comum redundou a capital que se fez famosa pelo arrojo de sua concepção.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 368
Vamos para o Anterior: Exercício 366
Tente Este: Exercício 409
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português