Mecânica de autosMotor
- (IF-CE 2017)
A função da biela é transmitir a força de impulsão do pistão à árvore de manivelas, que, por sua vez, transforma o movimento retilíneo do pistão em movimento circular contínuo da árvore de manivelas. A biela é de aço forjado de elevada resistência. É constituída por pé, corpo e cabeça e existem dois processos de fabricação da biela por corte ou fratura. Quando comparada à convencional, a principal vantagem da biela fraturada é
A) produzir uma superfície inconfundível. Dessa forma, a biela e sua capa somente se encaixam, caso pertençam ao mesmo conjunto.
B) reduzir o peso total do conjunto móvel e consequente melhoria no desempenho.
C) eliminar os pinos de pistão, tornando o conjunto mais leve e, assim, reduzir os custos de manutenção.
D) tornar prescindível a utilização do torquímetro nos ajustes das porcas de retenção às capas de bielas.
E) eliminar a necessidade de balanceamento dinâmico do conjunto móvel, em virtude do baixo índice de vibrações.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3
Vamos para o Anterior: Exercício 1
Tente Este: Exercício 39
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Mecânica de autos