PortuguêsConcordância verbal concordância nominal
- (FUNCERN 2017)
Em muitas concepções tradicionais de leitura e de escrita que são veiculadas na escola, essas práticas são relacionadas a uma concepção de linguagem ingênua, segundo a qual haveria uma relação transparente e unívoca entre pensamento e linguagem. Como decorrência, vemos que a instituição escolar se torna o espaço para que sejam reproduzidos os usos linguísticos autorizados com a palavra escrita e, por isso mesmo, autoritários. Nesse sentido, resta ao aluno leitor/produtor de textos ocupar o lugar que lhe é destinado institucionalmente, sem que lhe seja permitido reconhecer a historicidade constitutiva da linguagem e (re)construir a sua própria história de leitura e escrita.
Pensando nessas questões, acredito ser fundamental a inclusão da historicidade em qualquer análise sobre a linguagem. Considero que esse cruzamento entre instituições que se encarregam de atribuir significados à escrita e à leitura permite que se visualizem algumas das contradições entre diferentes concepções que orientam as abordagens de ensino em sala de aula.
Fonte: MATENCIO, M. L. M. Leitura, produção de textos e a escola : reflexões sobre o processo de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1994. p. 66.
Considere o trecho:
Nesse sentido, resta ao aluno leitor/produtor de textos ocupar o lugar que lhe é destinado institucionalmente, sem que lhe seja permitido reconhecer a historicidade constitutiva da linguagem e (re)construir a sua própria história de leitura e escrita.
Assinale a opção que, pluralizando-se o elemento linguístico destacado no trecho, atende às convenções da norma-padrão.
A) Nesse sentido, resta aos alunos leitores/produtor de textos ocuparem o lugar que lhe é destinado institucionalmente, sem que lhe seja permitido reconhecerem a historicidade constitutiva da linguagem e (re)construírem a sua própria história de leitura e escrita.
B) Nesse sentido, resta aos alunos leitores/produtores de textos ocuparem o lugar que lhes é destinado institucionalmente, sem que lhes seja permitido reconhecerem a historicidade constitutiva da linguagem e (re)construírem as suas próprias histórias de leitura e escrita.
C) Nesse sentido, resta aos alunos leitor/produtores de textos ocupar o lugar que lhes é destinado institucionalmente, sem que lhes seja permitido reconhecer a historicidade constitutiva da linguagem e (re)construir as suas próprias histórias de leitura e escrita.
D) Nesse sentido, resta aos alunos leitores/produtores de textos ocupar o lugar que lhe é destinado institucionalmente, sem que lhe seja permitido reconhecer a historicidade constitutiva da linguagem e (re)construírem a sua própria história de leitura e escrita.
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