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Engenharia de softwareOrientação a objetos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 31

  • (ESAF 2005)

Na programação orientada a objetos, o encapsulamento


A) é a base de toda a abordagem dessa metodologia de programação e diz-se que um dado está encapsulado quando envolvido por código de forma que só é visível na rotina onde foi criado; o mesmo acontece com uma rotina, que sendo encapsulada, suas operações internas são invisíveis às outras rotinas.

B) pode ser entendido como sendo um conjunto de instâncias criadas a partir de um outro conjunto de instâncias com características semelhantes.

C) é defi nido como sendo uma técnica que permite a um código possuir "vários comportamentos" ou produzir "vários comportamentos".

D) possibilita a criação de uma nova classe de modo que essa classe (denominada subclasse, classe-filha ou classe derivada) herda todas as características da classe-mãe (denominada superclasse, classe base ou classe primitiva); podendo, ainda, a classe-filha possuir propriedades e métodos próprios.

E) é considerado como a habilidade de modelar características do mundo real do problema que o programador esteja tentando resolver.


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