Procura

PedagogiaPerrenoud


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (IF-SC 2017)

No artigo "Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica”, Philippe Perrenoud (1999) aborda algumas diferenças entre pesquisa e prática reflexiva.

Considerando o posicionamento do autor, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Pesquisa e prática reflexiva não têm o mesmo objeto. Isso porque, a pesquisa em educação interessa-se por todos os fatos, processos e sistemas educativos e por todos os aspectos das práticas pedagógicas. Já o professor reflexivo dirige seu olhar, prioritariamente, sobre seu próprio trabalho e seu contexto imediato.

( ) Pesquisa e prática reflexiva exigem a mesma atitude. Contudo, a pesquisa quer descrever e explicar, exibindo a sua exterioridade, e a prática reflexiva quer compreender para regular, otimizar, ordenar, fazer evoluir uma prática particular a partir do seu interior.

( ) Pesquisa e prática reflexiva não têm a mesma função. A pesquisa visa saberes de caráter geral, duráveis, integráveis a teorias e a prática reflexiva contenta-se com conscientizações e saberes da experiência úteis localmente.

( ) Pesquisa e prática reflexiva não possuem os mesmos critérios de validação. A pesquisa exige um método e um controle intersubjetivo. Já o valor da prática reflexiva se julga pela qualidade das regulações que ela permite operar e pela sua eficácia na identificação e resolução de problemas profissionais.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.




A) V ,V ,V ,V

B) F, F, V, V

C) V, F, V, V

D) V, F, F, F

E) F, V, V, F


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4

Vamos para o Anterior: Exercício 2

Tente Este: Exercício 20

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.22ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.67ms))((ts_substr_c=1.24ms))((ts_substr_im=0.91ms))
((total= 6ms))