PsicologiaTerapia cognitivo comportamental
- (CESPE 2005)
Texto II
Jorge é um rapaz de 26 anos de idade, recém-formado em economia e recém-admitido em um órgão público, após aprovação em disputado concurso de nível nacional. Após dois meses de trabalho, Jorge procurou o serviço de psicologia do órgão com queixas de depressão e exaustão física e mental. Jorge relatou à psicóloga que sempre teve dificuldades para ficar mais de uma hora fazendo a mesma tarefa ou para ficar sentado em um mesmo lugar; que esquece compromissos com facilidade, perde seus pertences miúdos como chave, telefone celular e óculos de sol; e que deixa de guardar livros e papéis porque se o fizer não consegue encontrá-los. Ao relatar sobre a infância, Jorge disse ter sido uma criança muito falante e ativa que brincava o tempo todo, subia em muros, árvores e armários, tendo como conseqüência disso uma série de cicatrizes pelo corpo e um braço comprometido, resultado de quatro fraturas sucessivas. Sua mãe sempre se queixava da desorganização que ele promovia pela casa e da desobediência, dizendo que falar com ele era o mesmo que não falar - mas ele diz nunca ter tido a intenção de desobedecer. Jorge relatou também algumas reprovações em seu histórico escolar, mas não reconhece dificuldade especial em nenhuma disciplina. Agora que se formou e conseguiu seu primeiro emprego, diz que não consegue se concentrar, esquece reuniões e tarefas e está muito cansado, desestimulado, sentindo- se incompetente e sem perspectiva de futuro. Acha que está deprimido e solicita atendimento psicoterápico.
Considerando o texto II, assinale a opção correta acerca do tratamento comportamental-cognitivo indicado para Jorge.
A) Os dados apresentados são suficientes para a realização do tratamento.
B) Esse paciente provavelmente não tem indicação para tratamento medicamentoso.
C) A automonitoração, ou automanejo, de comportamentos-alvo com o propósito de promover a autoregulação é contra- indicada como técnica inicial para esse tipo de paciente.
D) O treino em habilidades sociais é um procedimento indicado.
E) O treino em solução de problemas não se aplica porque Jorge relata problemas diversificados, incompatíveis com os recursos da técnica.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 34
Vamos para o Anterior: Exercício 32
Tente Este: Exercício 15
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia