Serviço socialQuestão social e serviço social
- (CEPS-UFPA 2018)
Alguns intelectuais das ciências sociais, como Cerqueira Filho e Octavio Ianni, discutem a questão social e a concebem como contradição própria da relação capital/trabalho, como igualmente é concebida pelo serviço social, considerando sua estreita relação com os debates contemporâneos das ciências sociais. Outro grupo, no entanto, apesar de admitir a premissa da contradição como determinação histórica, tende a
A) reduzi-la à dimensão política numa perspectiva supraestrutural, segundo a qual a resolução da questão social dá-se no campo da conquista dos direitos sociais, tendo como pressuposto a reforma social como solução a essa questão social.
B) compreender a questão social limitadamente como um conjunto de problemas de natureza socioeconômica, com determinações estruturais advindas do Estado, da igreja e do mercado.
C) dar respostas à questão social dentro do âmbito da filantropia das práticas sociais numa perspectiva das conjunturas históricas e econômicas e considerando o enfrentamento das classes sociais antagônicas e ao mesmo tempo conciliáveis nas suas perspectivas de mudança.
D) admitir que a questão social vem tendo destaque nas relações sociais a partir das dimensões econômicas advindas da economia agrário-exportadora da formação brasileira.
E) conceber as questões sociais como contrárias às lutas e aos antagonismos sociais que levam à acomodação, mas que se unem ao conservadorismo restaurador, a fim de assegurar as mudanças requisitadas pela classe trabalhadora.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6
Vamos para o Anterior: Exercício 4
Tente Este: Exercício 200
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Serviço social