PortuguêsCoesão e coerência (3)
- (FCC 2006)
Atenção: As questões de números 9 a 14 referem-se ao texto
abaixo.
Em todo o continente americano, a colonização européia
teve efeito devastador. Atingidos pelas armas, e mais ainda
pelas epidemias e por políticas de sujeição e transformação que
afetavam os mínimos aspectos de suas vidas, os povos
indígenas trataram de criar sentido em meio à devastação. Nas
primeiras décadas do século XVII, índios norte-americanos
comparavam a uma demolição aquilo que os missionários
jesuítas viam como "transformação de suas vidas pagãs e
bárbaras em uma vida civilizada e cristã." (Relações dos
jesuítas da Nova França , 1636). No México, os índios
comparavam seu mundo revirado a uma rede esgarçada pela
invasão espanhola. A denúncia da violência da colonização,
sabemos, é contemporânea da destruição, e tem em Las Casas
seu representante mais famoso.
Posterior, e mais recente, foi a tentativa, por parte de
alguns historiadores, de abandonar uma visão eurocêntrica da
"conquista" da América, dedicando-se a retraçá-la a partir do
ponto de vista dos "vencidos", enquanto outros continuaram a
reconstituir histórias da instalação de sociedades européias em
solo americano. Antropólogos, por sua vez, buscaram nos
documentos produzidos no período colonial informações sobre
os mundos indígenas demolidos pela colonização.
A colonização do imaginário não busca nem uma coisa
nem outra.
(Adaptado de PERRONE-MOISÉS, Beatriz, Prefácio à
edição brasileira de GRUZINSKI, Serge, A colonização do
imaginário:sociedades indígenas e ocidentalização no
México espanhol (séculos XVI-XVIII)).
É correto afirmar sobre o que está destacado (linhas 8 a 18):
A) em seu representante mais famoso , o pronome refere-se a "a denúncia da violência da colonização".
B) em retraçá-la , o pronome refere-se a "América".
C) as aspas (linhas 8 e 9) foram utilizadas para indicar que a autora está citando as próprias palavras dos indígenas ao se referirem à visão dos jesuítas.
D) o emprego de sabemos denota que a autora dá uma informação que entende ser restrita a ela e ao escritor da obra apresentada.
E) a conjunção enquanto denota que o fato referido na oração se dá na seqüência do fato referido na oração anterior.
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