Política internacionalA comunidade dos países de língua portuguesa
- (CESPE 2007)
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada oficialmente em 1996, decisão que contou com vigorosa participação brasileira. Terceira língua do Ocidente, apenas superada pelo inglês e pelo espanhol, no que concerne a número de falantes, o português é a identidade lingüística que une os integrantes da Comunidade. Relativamente ao processo de constituição e de funcionamento da CPLP, assinale a opção correta.
A) O primeiro grande desafio a ser vencido por meio da criação dessa comunidade foi a inexistência de uma tradição histórica de trocas e de formas de relacionamento, no passado colonial, entre a metrópole ibérica, o Brasil e as colônias portuguesas na África.
B) O discurso predominante na Política Externa Independente da primeira metade da década de 60 do século passado, que conferia peso hegemônico ao confronto entre Leste e Oeste, praticamente inviabilizou a aproximação do Brasil com o continente africano e a possível criação de uma comunidade integrada pelas antigas colônias portuguesas.
C) A independência das colônias portuguesas na África, que ocorreu no contexto da revolução que derrubou o salazarismo, coincide, no Brasil, com uma fase do regime militar marcada pela adoção de uma política externa mais aberta, que incluía o incremento de relações políticas e econômicas com a África.
D) A política externa adotada pelo governo Itamar Franco, estrategicamente voltada para o alinhamento ideológico com os EUA e para o estreitamento de laços comerciais com a emergente Ásia, em muito retardou o processo de instituição oficial da CPLP.
E) Embora defensores da idéia de se criar a CPLP, o português Mário Soares e o brasileiro José Aparecido de Oliveira notabilizaram-se pela defesa da tese de que a Comunidade somente poderia ser instituída quando a estabilidade política e econômica fosse plenamente alcançada pelos países que a integrariam.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
VOLTAR ao índice: Política internacional