FisioterapiaFisioterapia geral
- (VUNESP 2017)
Augusto, 50 anos, é sedentário e obeso. Chegou à unidade básica relatando dor na região lombar. Após avaliação pela equipe de saúde, verificou-se que Augusto não tinha nenhuma alteração de ordem neurológica para tal dor, mas que a obesidade está gerando uma sobrecarga musculoesquelética e, consequentemente, a dor lombar. A conclusão foi de que ele deve ser acompanhado pelo fisioterapeuta e por um educador físico, os quais optaram por um programa de exercícios aeróbios para auxiliar na redução de peso e, consequentemente, na redução da dor lombar. Para tal plano terapêutico, é necessário:
A) estabelecer a frequência cardíaca alvo e máxima; fazer aquecimento gradual de 15 a 20 minutos, incluindo alongamento e movimento repetitivo em baixa velocidade e aumentando gradualmente o esforço; a atividade aeróbica deve ser feita no mínimo três vezes na semana.
B) estabelecer a frequência cardíaca alvo e máxima; iniciar um programa que não desencadeie uma resposta cardiovascular acima da frequência cardíaca de exercício; a atividade aeróbica deve ser feita no mínimo três vezes na semana.
C) estabelecer a frequência cardíaca alvo; iniciar um programa que não desencadeie uma resposta cardiovascular acima da frequência cardíaca de exercício; a atividade aeróbica deve ser feita duas vezes na semana.
D) estabelecer a frequência cardíaca alvo; fazer aquecimento gradual de 5 minutos, incluindo alongamento e movimento repetitivo em baixa velocidade e aumentando gradualmente o esforço; a atividade aeróbica deve ser feita duas vezes na semana.
E) estabelecer a frequência cardíaca alvo e máxima; iniciar um programa que desencadeie uma resposta cardiovascular acima da frequência cardíaca de exercício; a atividade aeróbica deve ser feita no mínimo duas vezes na semana.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 15
Vamos para o Anterior: Exercício 13
Tente Este: Exercício 16
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia