Procura

Engenharia de softwareProcessos de software


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (CESGRANRIO 2018)

O chefe dos desenvolvedores de sistemas de uma empresa acompanhou o seguinte diálogo entre um de seus subordinados, um usuário e o diretor de operações.

Diretor – Acho que já poderíamos começar o desenvolvimento daquele sistema que o departamento de esportes pediu.

Usuário – Não é cedo demais? Ainda não temos todas as funcionalidades bem definidas.

Desenvolvedor – É verdade, mas acho que já é possível especificar e implementar algumas funcionalidades mais importantes e construir uma primeira versão até o final do mês. Depois acrescentaríamos outras funcionalidades à medida que as fôssemos construindo, gerando, a partir da experiência do uso, versões sucessivas e cada vez mais completas.

Diretor – Acho isso ótimo, assim já teremos uma noção do impacto que o sistema poderá causar no desempenho dos atletas. Comecemos logo, não temos um efetivo tão grande em TI.

Usuário – OK, vamos em frente, mas não contem nada para aquele especialista em risco. Já temos muito trabalho pela frente. Nossa estrutura ainda não suporta esse tipo de cuidado; se entrarmos nessa, o projeto vai atrasar. E mantenham o contato e o foco no objetivo: um produto simples, mas de qualidade.

A partir desse episódio e refletindo sobre o que ouvira, o chefe dos desenvolvedores deverá optar pelo modelo de processo de software




A) RAD

B) incremental

C) cascata

D) espiral

E) baseado em componentes


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 26

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia de software






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+