EnfermagemDoenças crônicas não transmissíveis
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2009)
O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes em todo o mundo. Considerando ser, portanto, o diabetes uma doença crônica degenerativa, que, por vezes, invalida ou mesmo leva à morte indivíduos acometidos por ela, torna-se indispensável trabalhar a sua prevenção, controle e adesão a tratamentos.
Dessa maneira, tendo em vista a necessidade de cuidados com a diabetes, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.
A) Dentre os fatores indicativos de maiores riscos para desenvolvimento do diabetes tipo II, destacam-se: idade maior que 45 anos, sobrepeso, história familiar (pai ou mãe) portadores de diabetes e história de hipertensão arterial sistêmica.
B) Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos – com ou sem sintomas – para valores abaixo de 60 a 70 mg/dL. Quando há manifestação clínica desse estado, os mais comuns são: fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão mental, coma, convulsão, sudorese, taquicardia, apreensão e tremor.
C) Embora a hipertensão arterial sistêmica afete a maioria dos diabéticos, não representa, nesses casos, fator de risco para o desenvolvimento de doenças coronarianas e doenças microvasculares.
D) As áreas do corpo mais propícias para aplicação da insulina são: braços, região abdominal e glútea, alternando sempre os locais entre uma aplicação e outra.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 168
Vamos para o Anterior: Exercício 166
Tente Este: Exercício 321
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem