Engenharia civilImpermeabilização
- (FCC 2009)
Durante o acompanhamento de uma obra de manutenção de uma instalação do Tribunal, o engenheiro verificou falhas de impermeabilização na parede e da drenagem no aterro encostado a esta. Considerando a impossibilidade de se quebrar a parede devido ser estrutural, uma solução técnica e econômica a ser adotada é
A) fazer a remoção do revestimento interno e substituição por camadas de impermeabilizantes hidrofugantes recristalizados, sobrepostos em camadas de 0,5 cm aplicadas por meio de rolo e pincel sobre base regularizada com argmassa colante ACII, acrescido de aplicação de impermeabilizante polimérico na superfície externa da parede comprometida.
B) fazer a construção de parede sobressalente pelo lado interno da edificação, encostada à superfície da parede já existente, mantendo a impermeabilização antiga com sobreposição de manta asfáltica aplicada à quente e dreno composto por tubulação furada e fundeada a 70 cm.
C) fazer a aplicação de revestimento argamassado internamente, com incorporação de selante hidrofugante e açúcar à argamassa de revestimento a ser aplicada na superfície externa da parede existente, após 2 horas da aplicação de primer elastomérico até a altura de 30 cm.
D) fazer a preenchimento dos espaços destinados às juntas existentes entre os elementos de vedação, com composto flexível de fosfato de sódio, acrescido de revestimento interno de argamassa de cal e cimento aditivada com selante acrílico, em 3 camadas de 0,5 cm, aplicadas em intervalos sucessivos de 4 horas.
E) fazer a impermeabilização da parede em contato com o solo, removendo a terra e aplicando o sistema constituído por mantas asfálticas e/ou mantas de PVC combinada com a inserção de camada drenante no encontro com a parede, formada por camada de brita com a implantação de coletor de água na base.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 97
Vamos para o Anterior: Exercício 95
Tente Este: Exercício 65
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia civil