FonoaudiologiaLegislação e ética profissional
- (FCC 2009)
Para analisar as afirmativas abaixo, considere o documento sobre o "Exercício Profissional do Fonoaudiólogo", do CFFa, em relação às áreas de competência do Fonoaudiólogo.
I. Diagnóstico fonoaudiológico: deve-se obter a história clínica do paciente/cliente, por meio de coleta de dados de entrevista ou anamnese, ou procedimento similar, tais como questionários impressos. A avaliação do paciente/cliente é realizada por meio de exame clínico e/ou pela observação de comportamentos relacionados à linguagem oral e escrita, voz, fluência da fala, articulação da fala, função auditiva periférica e central, função vestibular, sistema miofuncional orofacial e cervical, deglutição e seus transtornos.
II. Terapia: refere-se à competência para realizar terapia fonoaudiológica da linguagem oral e escrita, voz, fluência da fala, articulação da fala, função auditiva periférica e central, função vestibular, sistema miofuncional orofacial e cervical e deglutição, tanto no que diz respeito à habilitação, quanto à reabilitação de pacientes/clientes.
III. Para orientação do paciente/ cliente, o fonoaudiólogo deve escutá-lo, esclarecer os problemas existentes e suas consequências, explicar a anatomia e a fisiologia dos sistemas envolvidos na comunicação e na deglutição, assim como explicar o desenvolvimento da comunicação humana. Além disso, deve explicar e demonstrar os procedimentos, as rotinas e as técnicas fonoaudiológicas.
Está correto o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I e III, somente.
C) I e II, somente.
D) II, somente.
E) III, somente.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
VOLTAR ao índice: Fonoaudiologia