BiologiaPlatelmintos e nematódeos
- (FGV 2010)
Além das características de uma helmintíase transmitida pelo solo, a estrongiloidíase, infecção humana causada por Strongyloides stercoralis, possui outras muito singulares. Todas as alternativas abaixo apresentam fatores que contribuem para a manutenção do processo de transmissão de S. stercoralis, exceto:
A) as larvas de S. stercoralis expulsas nas fezes tornam-se infectantes rapidamente, conferindo aos excretos alta contagiosidade assim que depositados no solo.
B) a ingestão de verduras e legumes cultivados usando como adubo fezes humanas contaminadas, com larvas do tipo filarióide, são a principal fonte de infecção por S. stercoralis.
C) o ciclo de vida livre multiplica o potencial infectante do solo contaminado
D) a visita frequente dos moradores de rústicas habitações rurais, sempre aos mesmos lugares do peridomicilio, para defecar, com os pés descalços, contribui para a heteroinfecção tanto quanto para a reinfecção.
E) os mecanismos de auto-infecção responsáveis pela cronicidade e hiperinfecção, dependem dos hábitos higiênicos e das condições de funcionamento dos intestino dos infectados, além do uso de altas doses de corticoesteróides.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 36
Vamos para o Anterior: Exercício 34
Tente Este: Exercício 58
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Biologia