Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (8)


EXERCÍCIOS - Exercício 214

  • (IDECAN 2010)

TEXTO II:
Nunca participei de tantas reuniões quanto agora. Mas há uma em especial de que gosto muito. Participo de um grupo que conversa sobre sustentabilidade e propõe ações de comunicação.
Partimos de uma ideia simples: ambiente, economia e sociedade são interdependentes, causam e sofrem impactos e devem ser considerados também a médio e longo prazos. Numa dessas reuniões, redigimos títulos, que ocupariam buttons e manifestos. O futuro a gente faz agora, diz um dos slogans.
Talvez, de tão trivial, essa fosse uma daquelas verdades que nem precisassem ser lembradas. Talvez não se deva dizer ideias tão óbvias como “cada efeito corresponde a uma causa". Mas, observando como nós somos negligentes diante dessa formulação básica, talvez faça sentido lembrar o óbvio, sim.
Por exemplo, que o abuso dos recursos naturais e o modo como produzimos lixo hoje terão consequências para a natureza, a sociedade e a economia, agora e no futuro. Alguém já definiu esse tipo de consciência como “solidariedade para com os descendentes". Mas poucos pensam para além de seu próprio período de existência.
Sucumbimos em um torvelinho do cotidiano que parece nos dar todas as falsas justificativas por não termos tempo de ver os filhos crescer, plantar árvores ou ser gentis. Não temos tempo para o presente e, ainda assim, parecemos tão despreocupados com o futuro. Não se trata de pensar só no presente ou só no futuro, mas de pensar no presente e no futuro.
(Caco de Paula - Revista Vida Simples / 11-12-2007)

Acerca das ideias desenvolvidas no 3º§ do texto II, analise as afirmativas e marque a INCORRETA:


A) A introdução do parágrafo tem por objetivo enviar ao leitor uma mensagem com características de discussão a respeito do assunto em questão.

B) O autor afirma ser contrário àquilo que é óbvio e sustenta sua posição com argumentos bem fundamentados.

C) Após o conectivo “essa" , entende-se a omissão do vocábulo “ verdade ", evitando uma repetição enfadonha e  desnecessária.

D) O elemento de coesão textual “ essa " retoma, no terceiro parágrafo, o slogan “ O futuro a gente faz agora ".

E) Ao afirmar “ nós somos negligentes ", o autor coloca-se na condição humana apresentada no texto, e não apenas como um expectador.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 215

Vamos para o Anterior: Exercício 213

Tente Este: Exercício 225

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.18ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.62ms))((ts_substr_c=1.28ms))((ts_substr_im=0.88ms))
((total= 8ms))