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Engenharia de softwareOutros modelos de processo de software


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (CESPE 2010)

Um modelo de processo de software, como os modelos cascata, iterativo e rational unified process(RUP), consiste em uma representação abstrata de um processo de software. Abordagens como extreme programming(XP) e Scrum propõem uma forma mais ágil de desenvolver produtos de software.A esse respeito, assinale a opção correta.


A) O RUP é constituído de quatro fases, nas quais as iterações ocorrem: concepção, elaboração, construção e transição. Na primeira, identificam-se todas as entidades externas que irão interagir com o sistema e definem-se essas interações. Na segunda, são elaborados o modelo de requisitos para o sistema, a descrição da arquitetura e o plano de desenvolvimento de software. No final da fase de construção, que se relaciona ao projeto e programação do sistema, este deve estar em funcionamento e a documentação associada pronta. A fase de transição envolve os testes e a transferência do sistema para o ambiente real.

B) O modelo cascata representa as fases do processo separadas e encadeadas, tais como especificação de requisitos, projeto de software , implementação, teste, entre outras. A fase seguinte não pode começar antes que a fase anterior tenha terminado. O maior problema do modelo cascata é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos, as iterações são onerosas e envolvem retrabalho.

C) No modelo em espiral, um exemplo de modelo iterativo, cada loop da espiral representa uma fase do processo de software . Nesse modelo, os riscos não são considerados, pois podem impactar o projeto.

D) XP engloba princípios como trabalhar com os clientes, utilizar metáforas, manter reuniões curtas, programar por pares, simplicidade, fazer releases em incrementos pequenos e integração contínua. O teste, uma importante atividade da engenharia de software , não é abordado na XP, o que constitui a sua maior limitação.

E) Embasado nas melhores práticas aceitas pelo mercado, o Scrum não é um processo ou uma técnica para o desenvolvimento de produtos, mas sim um framework que indica diversos processos e técnicas. Ele emprega uma abordagem iterativa e incremental, e trabalha com os seguinte conceitos: backlog do produto, uma lista priorizada de tudo que pode ser necessário no produto; product owner (única pessoa responsável pelo gerenciamento do backlog do produto); sprint (iteração); e times , cujo tamanho ideal, indicado pela abordagem, está entre 15 a 20 pessoas, de forma a facilitar a gestão.


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