Procura

PsicologiaDoenças crônico-degenerativas


EXERCÍCIOS - Exercício 41

  • (CESPE 2010)

Com relação à intervenção psicológica junto a pacientes portadores de doenças cardiovasculares, assinale a opção correta.


A) Para uma pessoa com doença cardiovascular, também portadora de depressão maior e de ansiedade social, o tratamento da ansiedade social é prioritário ao tratamento da depressão, considerando o maior impacto desse transtorno sobre a fisiologia cardiovascular.

B) Estudos associam fatores psicológicos crônicos e agudos ao maior risco para o surgimento de doenças cardíacas e suas manifestações, como enfarto do miocárdio, o que torna a intervenção psicológica importante tanto para a prevenção quanto para o tratamento dessas doenças.

C) Fadiga, depressão reativa e alta irritabilidade são os causadores primários de doenças cardiovasculares porque desencadeiam respostas fisiológicas capazes de gerar catecolaminas nocivas ao sistema circulatório.

D) Para um paciente com padrão comportamental do tipo A e saudável do ponto de vista cardiológico, a intervenção psicológica comportamental preventiva deve ser conduzida sem menção ao risco cardíaco, porque essa simples menção pode aumentar a ansiedade do paciente a níveis prejudiciais.

E) No tratamento de pacientes hipertensos, com alto nível de exigência, competitividade e ambição, o psicólogo deve ter como objetivo a mudança das condições ambientais do paciente para que ele seja protegido de variáveis situacionais desencadeadoras dessas respostas nocivas à sua saúde.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 42

Vamos para o Anterior: Exercício 40

Tente Este: Exercício 61

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Psicologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=15.73ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=1.12ms))((ts_substr_im=0.81ms))
((total= 18ms))