Procura

HistóriaQuestões internacionais: história do tempo presente


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (NUCEPE 2017)

Em 2017, a maior premiação do cinema Norte-americano continuou recheada de polêmicas. O fato de nos dois últimos anos não haver nenhum negro na lista de indicados ao Oscar reacendeu o debate sobre a diversidade racial no cinema americano. Trata-se de uma história marcada por avanços e recuos, a exemplo da lista de 2013, elogiada por refletir não só a pluralidade racial, mas também a de gênero e temática. Contudo, a edição deste ano estabeleceu uma nova marca, ao indicar um número recorde de negros não apenas nas categorias principais, mas em todas as categorias concorrentes da cobiçada estatueta. O ponto alto da premiação ficou por conta da escolha de “ Moonlight: Sob a Luz do Luar”, na categoria de melhor filme. Embora constituaum importante instrumento de voz para os afrodescendentes, Moonlight extrapola a lógica militante, típica do cinema negro americano convencional. Com base em seus conhecimentos sobre a produção cinematográfica americana contemporânea de matriz afrodescendente, assinale a alternativa CORRETA.


A) “Mississipi em chamas” narra a biografia do famoso líder afro-americano Martin Luther King que teve o pai, um pastor, assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Ele foi um malandro de rua e enquanto esteve preso descobriu o islamismo, tornando-se um polêmico ativista negro.

B) Em “A cor púrpura” dois agentes do FBI partem para o sul dos EUA em uma investigação sobre a morte de três militantes dos direitos civis. As vítimas viviam em uma pequena cidade onde a segregação divide a população em brancos e pretos, e a violência contra os negros é uma tônica constante.

C) “Malcolm X” conta a história de uma jovem, Celie, com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã.

D) “ Moonlight: sob a luz do luar ”, narra os três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e pela tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem.

E) Em “faça a coisa certa” a trama gira em torno da trajetória de um pastor protestante e ativista social que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em duas cidades americanas, na década de 60, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4

Vamos para o Anterior: Exercício 2

Tente Este: Exercício 27

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=10.83ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=0.88ms))((ts_substr_im=0.92ms))
((total= 13ms))