Serviço socialInstrumentos técnicos-operativos do serviço social
- (COVEST-COPSET 2010)
A utilização do estudo de caso como estratégia de pesquisa é frequentemente criticada quanto à objetividade e validade dos resultados. Em contraposição, assim se justifica a aplicação do estudo de caso na pesquisa em Serviço Social:
A) os estudos de caso, da mesma forma que os experimentos, são generalizáveis a proposições teóricas, e também a populações, e o objetivo do pesquisador é expandir e generalizar teorias (generalização analítica) além de enumerar freqüências (generalizações estatísticas).
B) o estudo de caso constitui ferramenta de trabalho que necessariamente deve ser utilizada por todos os assistentes sociais na prática interventiva.
C) nos estudos de caso privilegia-se o estudo exaustivo de uma realidade e não a produção de conceitos e teorias, como exigem as ciências naturais.
D) o estudo de caso é uma estratégia de ação que permite a articulação de recursos persuasivos que levam os informantes a fornecer dados e informações que permitirão ao profissional conduzir o processo de trabalho de forma diretiva e hierarquizada.
E) o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa abrangente que serve à investigação de um conjunto contemporâneo de acontecimentos dentro de seu contexto na vida real, sobre o qual o pesquisador tem pouco ou nenhum controle.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14
Vamos para o Anterior: Exercício 12
Tente Este: Exercício 24
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Serviço social