Administração geralGestão do conhecimento
- (CESGRANRIO 2010)
A informação é crucial para as organizações. É sabido que a qualidade das decisões tomadas no âmbito organizacional é tão boa quanto a informação nas quais são fundamentadas. Segundo Jean-Louis Gassee, ex-diretor de pesquisa e desenvolvimento da Apple Computer Inc.,
"Será que realmente acreditamos que podemos medir a produtividade na era da informação, como fez Frederick Taylor com a fábrica na era da industrialização, por quilômetro de texto produzido? A informação não deve ser avaliada simplesmente pelo volume. Avaliamos uma refeição pelo número de calorias? O sentido dos PCs é precisamente realçar o conteúdo assim como a produção. Dessa forma, os PCs se tornam verdadeiras ferramentas de poder intelectual."
As empresas vêm se preocupando, há algum tempo significativo, com a qualidade de sua informação, refletindo assim uma época em que, indiscutivelmente, a quantidade de informação é muito grande.
Considerando o exposto,
A) a informação é um instrumento para que a empresa possa ganhar vantagem competitiva no mercado, devendo ser utilizada de acordo com as necessidades diferenciadas de cada nível da organização.
B) a tecnologia da informação tem como função obrigatória disseminar as informações da empresa, igualmente em todos os seus níveis, já que todos têm a necessidade de informações de mesmo tipo e natureza.
C) a quantidade de informações conduzirá, necessariamente, à melhoria na tomada de decisões.
D) o sistema de informações gerenciais, para que seja eficiente, deve ter foco no ambiente externo da organização.
E) para que a informação possa contribuir para a qualidade das decisões, ela precisa satisfazer os requisitos de apropriada e precisa, sendo que os requisitos de pontualidade e completude não interferem na qualidade das decisões.
VOLTAR ao índice: Administração geral