Áudio e vídeoDiversos (2)
- (FGV 2010)
Descrito originalmente por Claude Shannon e Warren Weaver, o modelo informacional da comunicação tem características muito específicas no que se refere à compreensão sobre a dinâmica das relações comunicativas. Em relação à produção de audiovisuais de disseminação de informação em saúde, a utilização deste modelo como matriz estratégica de comunicação pode acarretar:
A) intensificações na reestruturação das estratégias relativas ao conteúdo das mensagens em áudio e vídeo, levando em conta que sua característica de unidirecionalidade aumenta a qualidade e a quantidade de respostas do receptor.
B) uma intensa produção de ruídos que desloquem a relevância do processo informacional para os aspectos semânticos da comunicação, uma vez que este modelo é contrário a uma perspectiva asséptica da cena comunicacional.
C) aberturas de relação entre os interlocutores através do investimento na bipolaridade de emissor/receptor, característica que não só evita o monopólio da fala como também incorpora outras vozes do contexto comunicativo.
D) a instrumentalização da linguagem como um conjunto de códigos com significado pré-estabelecido e estável, o que facilita a compreensão sobre a dinâmica e o jogo dos significados das palavras na relação entre os interlocutores.
E) preocupações excessivas com sua dimensão tecnológica, tendo em vista que este modelo descreve a comunicação como um processo linear, sem levar em conta variantes como, por exemplo, as dimensões afetivas e cognitivas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 90
Vamos para o Anterior: Exercício 88
Tente Este: Exercício 66
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Áudio e vídeo