Procura

PortuguêsUso do ponto do ponto de exclamação e do ponto de interrogação


EXERCÍCIOS - Exercício 24

  • (Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ 2010)

TEXTO 1

Não há mais tempo a perder

Não há mais tempo a perder. Estamos todos juntos no mesmo barco e inúmeros indicadores apontam na mesma direção: se não dermos a devida resposta à ameaça que nos espreita, ficaremos marcados na História como a civilização que teve a competência de diagnosticar a maior de todas as tragédias ambientais sem que isso tenha justificado uma ampla mobilização da sociedade. Esta é a razão pela qual muitos estudiosos classificam o aumento do aquecimento global como um problema ético: sabemos que ele existe, nos reconhecemos como agentes do processo e, ainda assim, pouco ou nada fazemos no sentido de enfrentar a situação com a seriedade e o senso de urgência que o assunto requer.

É chegado o momento de reconhecer o inimigo para enfrentá-lo com consciência e determinação. Ele é invisível, não tem cheiro nem faz mal à saúde, mas quando aglomerado aos bilhões de toneladas na atmosfera por conta da queima progressiva de petróleo, gás natural e carvão, tem o poder de mudar o clima, o ciclo das chuvas, o nível dos oceanos e a expectativa de vida de inúmeras espécies e ecossistemas. Jamais experimentamos algo parecido numa escala de tempo tão curta.

Tão importante quanto o comprometimento dos países em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, principalmente de CO 2 , são as iniciativas individuais. O que cada um de nós está disposto a fazer nesse sentido? Que pequenas mudanças podemos aplicar em nossa rotina em favor desse objetivo maior? Mudança é uma palavra que assusta, e que muitos de nós associamos de imediato a sacrifício. Nem sempre é assim. Avalie o que lhe convém, considerando que cada tonelada a menos de carbono na atmosfera faz toda a diferença.

(André Trigueiro)

http://www.mundosustentavel.com.br


Com base no TEXTO 1 , responda à questão.

No último parágrafo do TEXTO 1 , verifica-se a projeção de um interlocutor, a quem se dirige a mensagem. Gramaticalmente, isso é explicitado pelas frases interrogativas que simulam diálogo com o leitor e, também, pela:




A) flexão do verbo no modo imperativo - “ Avalie o que lhe convém

B) comparação assimilativa entre países e cidadãos - “ as iniciativas individuais

C) constatação do sentimento alheio - “ Mudança é uma palavra que assusta

D) utilização do gerúndio - “ considerando que cada tonelada a menos


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 25

Vamos para o Anterior: Exercício 23

Tente Este: Exercício 3

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.69ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.74ms))((ts_substr_c=1.51ms))((ts_substr_im=0.92ms))
((total= 8ms))