Engenharia florestalDiversos
- (IF-RJ 2010)
Segundo Martins (2009), a conservação do solo consiste em dar o uso e o manejo adequado às suas características químicas, físicas e biológicas, visando à manutenção do equilíbrio. Através das práticas de conservação, é possível manter a fertilidade do solo e evitar problemas comuns, como a erosão e a compactação.
Assim, NÃO é correto afirmar que
A) a aração com trator, morro abaixo, consiste em uma técnica que deve ser recomendada para o preparo do solo em áreas muito íngremes.
B) o reflorestamento tem vários efeitos benéficos, como a filtragem de sedimentos; a proteção das barrancas e beiras de rio; a melhoria na macroporosidade do solo devido à grande profundidade e ao grande volume de raízes e, também, a diminuição do escoamento superficial da água no solo.
C) os terraços são sulcos ou valas construídas transversalmente à direção do maior declive, sendo construídos basicamente para controlar a erosão e aumentar a umidade do solo.
D) os terraços apresentam as seguintes vantagens: diminuir a velocidade e o volume da enxurrada; diminuir as perdas de solo; aumentar o conteúdo de umidade no solo devido à maior infiltração de água.
E) a adubação verde é uma prática em que se cultivam determinadas plantas, com a finalidade de incorporá-las ao solo, proporcionando melhorias nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 246
Vamos para o Anterior: Exercício 244
Tente Este: Exercício 22
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia florestal