Engenharia de softwareQualidade de software
- (CESPE 2010)
Conforme o SWEBOK (corpo de conhecimentos da engenharia de software), os processos de garantia de qualidade de softwareprovêem certeza de que o produto de softwaree seus processos do ciclo de vida do projeto estão conformes aos requisitos especificados, por meio do planejamento, apoio e desempenho de um conjunto de atividades que dão confiança adequada de que a qualidade está sendo construída no software.Com relação a esse assunto, assinale a opção correta acerca dos conceitos de qualidade no desenvolvimento de software, técnicas e estratégias de software.
A) Em oposição às técnicas analíticas de gestão da qualidade de software , como análise de complexidade e uso de formalismos matemáticos, o teste de software é sempre uma atividade de verificação dinâmica do comportamento de um programa relativamente a um comportamento esperado.
B) Consiste em uma atividade mais bem enquadrada sob o título de validação que sob o título de verificação a realização de uma consulta telefônica ao cliente de um projeto de software, efetuada por equipe de auditoria imediatamente após a implantação desse software, com o objetivo de fazer checagem cruzada do cumprimento de uma etapa formal de avaliação da qualidade na pré-implantação, a qual deveria obrigatoriamente ser feita pela empresa que desenvolveu o software para o cliente.
C) Testes de caixa preta são usualmente fundamentados na análise do código de um programa. Por outro lado, entre as técnicas de teste não relacionadas a testes de caixa preta, estão aquelas embasadas na intuição do testador, em especificações comportamentais e no uso.
D) Entre algumas considerações práticas para a introdução de uma equipe de testadores em uma organização, deve-se incentivar o aumento do ego entre os programadores cujos códigos serão testados.
E) O planejamento, a geração de casos de teste, o relato de problemas e o rastreio de defeitos são algumas das atividades relacionadas ao gerenciamento do processo de testes. Dessas, o rastreio de defeitos é a que mais se aproxima do emprego de abstrações e ferramentas típicas empregadas por programadores.
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