Comunicação socialInteligência artificial na comunicação
- (FCC 2018)
Considere:
Listas, tabelas e gráficos são então convertidos de modo que sejam funcionais a uma construção narrativa. O software constrói frases simples, mas legíveis, com linguagem técnica ou informal, coerente com a linha editorial do jornal que solicita o serviço. O resultado é uma nota com um número de palavras que varia entre 150 e 300. E todo o processo é realizado em poucos segundos, automaticamente.
Em julho de 2014, a Associated Press, uma das maiores agências de notícias do mundo, causou polêmica ao anunciar a adoção do Wordsmith, um sistema para a produção de notícias sobre os resultados trimestrais das sociedades cotadas em bolsas de valores. “Durante muitos anos perdemos tempo mastigando números e remanejando as informações fornecidas pelas empresas, publicando cerca de 300 relatórios a cada trimestre”, explicou o editor-chefe de Economia da AP, Lou Ferrara. “A partir de agora podemos produzir até 4.400 destes relatórios.” Para confeccionar tantas notícias seriam necessárias dezenas de jornalistas que se ocupassem exclusivamente desta tarefa, a custos exorbitantes .
(Adaptado de: SANTORI, F. G. Jornalismo-robô : softwares que escrevem notícias dividem indústria e profissionais de mídia. Opera Mundi, 20/01/2015)
Como mostrada no trecho acima, a implantação das tecnologias de comunicação para processamento de grande quantidade de dados cumpre, em relação aos profissionais da área, o papel de
A) garantir a melhor abordagem evitando interpretações enviesadas pelo trabalho humano.
B) aumentar a eficiência dos instrumentos de trabalho e da precisão da apuração.
C) qualificar os dados disponíveis facilitando a construção de abordagens pelos humanos.
D) aperfeiçoar a apuração da notícia liberando o repórter de censuras nas abordagens.
E) substituir pessoas e processos para aumentar produtividade e baixar custos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 6
VOLTAR ao índice: Comunicação social