Engenharia de petróleoDiversos
- (CESGRANRIO 2011)
O “gás lift” é um método de elevação artificial que utiliza a energia de um gás pressurizado para elevar fluidos (óleo e água) até a superfície onde ficam as instalações de produção. Existem dois tipos principais: o contínuo e o intermitente. A respeito desse método de elevação artificial, afirma-se que
A) é aplicável em poços com alta razão gás-líquido (RGL), situação na qual os métodos que usam bombas têm baixa eficiência volumétrica.
B) o gás, no tipo contínuo, é injetado continuamente a alta pressão na coluna de produção visando a aumentar a pressão no fundo do poço e, consequentemente, a vazão de produção.
C) a instalação fechada (com válvula de pé), no tipo contínuo, pode ser utilizada para evitar que a o gás injetado empurre parte dos fluidos de volta para o reservatório de formação.
D) o tipo intermitente visa a diminuir o gradiente médio de pressão, na coluna de produção, para garantir uma baixa pressão a montante da válvula “ choke ”.
E) o tipo intermitente tem aplicações restritas a poços que possuem alta pressão de fundo e com baixo índice de produtividade (IP).
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 104
Vamos para o Anterior: Exercício 102
Tente Este: Exercício 150
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia de petróleo