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PortuguêsConcordância verbal concordância nominal


EXERCÍCIOS - Exercício 94

  • (FCC 2018)

Juventude de hoje, de ontem e de amanhã

A juventude é estranha porque é a velhice do mundo passada indefinidamente a limpo. Uma geração lega à outra um magma de erros e sabedoria, de vícios e virtudes, de esperanças e desilusões. O jovem é o mais velho exemplar da humanidade. Pesa-lhe a herança dos conhecimentos acumulados; pesa-lhe o desafio do que não foi conquistado; a inadequação entre o idealismo e o egoísmo prático; pesa-lhe o inconsciente da raça, esta sessão espírita permanente, através da qual cada homem se comunica com os mortos.

No encontro de duas gerações, a que murcha e a que floresce, há uma irrisão dramática, um momento de culpas, apreensões e incertezas. As duas figuras se contemplam: o jovem é o passado do velho, e este é o futuro que o jovem contempla com horror. Assim, o momento desse encontro é um espelho cujas imagens o tempo deforma, sem que se desfaça, para o moço e para o velho, a sinistra impressão de que as duas figuras são uma coisa só, um homem só, uma tragédia só.

O poeta romântico inglês Shelley poderia ser o padrão do adolescente de todas as épocas: nasceu de família respeitável e rica, foi bonito, sincero, revoltado, idealista, violento, amoroso, apaixonado pela vida e pela morte, inteligente, confuso e, sobretudo, de uma sensibilidade crispada. Não era um monstro: seus atos eram a consequência lógica de suas ideias, da lealdade às suas crenças. E enquanto escrevia versos musicais, fecundados de amor cósmico, esperança e idealismo social, atirava-se feroz contra o conformismo do clero, a monarquia, as leis vigentes, o farisaísmo universal.

(Adaptado de CAMPOS, Paulo Mendes. O amor acaba . São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 135-136)


O verboindicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhadona frase:


A) Ao jovem ( poder ) desagradar as imagens da velhice, que ele bem sabe que o aguardam, se a vida é longa.

B) O autor valeu-se das imagens dos espelhos, símbolos capazes de figurar as duplicidades a que ( costumar ) render-se a personalidade humana.

C) Nunca ( dever ) contar com nossa complacência os erros em que teimosamentepersistimos, apesar de já identificados no passado.

D) O autor não se ( deixar ) alimentar senão por convicções pessimistas, nas suas observações acerca da natureza humana.

E) Não ( haver ) de faltar aos moços alguma desconfiança, ao menos quanto à importância das experiências passadas.


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