Procura

PortuguêsPronomes relativos


EXERCÍCIOS - Exercício 92

  • (FLUXO CONSULTORIA 2011)

Leia o texto a seguir e responda a questão.

Com uma economia em rapidíssima expansão e mais de um sexto dos habitantes da Terra, a China tem uma colossal necessidade de energia. As renováveis estão em alta no país, mas os combustíveis tradicionais vão ter lugar garantido por muito tempo. A sede de petróleo, por exemplo, levou o governo de Pequim a fechar, nos últimos anos, acordos com nada menos do que dez países: Casaquistão, Chade, Irã, Mianmar, Nigéria, Omã, Peru, Rússia, Sudão e Venezuela. A Agência Internacional de Energia calcula que as importações chinesas de petróleo vão quadruplicar por volta de 2030, considerando-se o nível de 2006, a fim de sustentar o crescimento econômico do país. Vale lembrar também que o país asiático detém as maiores reservas de carvão do mundo e pretende explorá-las. Mas os chineses reconhecem que é preciso desenvolver métodos para tornar o consumo desses combustíveis fósseis menos poluentes e vêm trabalhando a fundo nisso.

Revista Planeta. nº 459, dezembro/2010.


Está CORRETOo emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:


A) Prefira-se morar na China do que morar na Índia; a esta região falta tudo o que aquela não falta.

B) A tecnologia de ponta, sobre a qual por vezes pairam desconfianças, trata-se de inúmeras inovações.

C) Esses pesquisadores, de cuja capacidade todos conhecem, estão sempre aplicados com a difusão de novas técnicas de produção de energia.

D) A China está convicta que a adoção de outras energia renováveis representa uma saída para o desenvolvimento do país, de cujo parecem orgulhar-se de ostentar.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 93

Vamos para o Anterior: Exercício 91

Tente Este: Exercício 10

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.12ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.79ms))((ts_substr_im=0.89ms))
((total= 6ms))