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PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (7)


EXERCÍCIOS - Exercício 350

  • (FCC 2011)

Considere o texto abaixo para responder à questão.

Em um site dedicado ao esclarecimento de dúvidas diversas entre internautas, foram encontrados uma pergunta e um conjunto de respostas sobre o significado da expressão ‘gato e sapato’. Abaixo, estão reproduzidos alguns desses textos, com adaptações e sem identificação dos autores.

I. Qual o significado da expressão ‘gato e sapato’? Sempre dizem, por exemplo: ‘Separe-se deste cara, ele faz gato e sapato de você!’. Bom, eu sei q quer dizer ‘fazer o que quiser com alguém’, mas o q eu quero saber é por que é gato e sapato...
Afinal, o que tem a ver gato com sapato???


II. Gato é o cara, sapato é você; aí sim, ele faz o que quer de você. Se você é o Gato, ele é o sapato e sofre na sua mão.
Imagine um gato brincando com um sapato. [...]
Além de tudo, tem a rima que ajuda na memorização e dá força ao dito popular.


III. Gato é o mesmo que dizer: tratar você como animal
(como se os animais não merecessem todo nosso carinho)
sapato: é uma coisa que a gente pisa nela
entendeu?


IV. Tratar você de qualquer maneira, sem um jeito especial.
Eu acho que porque o gato e o sapato chuta-se para o lado pra você não tropeçar. O gato tem mania de parar na sua frente de repente, ele não sai e você acaba chutando ele para o lado, e com o sapato é a mesma coisa, quando alguém deixa o sapato no meio do caminho você não chuta? Eu penso que seja isso!


V. Eu acho que o certo é: fazer do gato um sapato! Quer dizer, fazer um sapato do couro do gato! [...]

O exame dos enunciados autoriza dizer:


A) Em I, lança-se a ideia de que as línguas, ou ao menos os seus itens lexicais, respondem a operações lógicas ou razões facilmente identificáveis, ideia acolhida pelos outros locutores, mas fragilizada por eles mesmos, ao divergirem sobre a significação de fazer de gato e sapato.

B) Em II, um aspecto da expressão da unidade linguística em análise é visto como mais importante que os de conteúdo: embora não tenha muito sentido, gato e sapato fixou-se por despertar o interesse lúdico e estético dos falantes.

C) Em III, o locutor concentra-se nas relações entre linguagem e ideologia – trazendo à tona os preconceitos e injustiças que a forma linguística tem ajudado a difundir e perpetuar – e, ao final, procura certificar-se de que o interlocutor adquiriu um olhar mais apto a captar essas relações ( entendeu? ).

D) Em IV, o tom provocativo funda-se em descrição que valoriza atitudes politicamente incorretas e satisfaz a intenção do locutor de causar desconforto e repulsa. No final, fica afirmado o direito do indivíduo ao livre pensar.

E) Em V, o locutor assume postura normativa, desviando-se temporariamente da discussão sobre o significado para, a partir da reordenação dos constituintes da sentença, fazer relevar o que está em jogo: o sentido conotativo de ‘gato’ e ‘sapato’ na construção analisada.


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